Seja bem vindo!!
Que Jesus te abençoe!

segunda-feira, 18 de abril de 2016

O Cristão e as Redes Sociais

Com o grande avanço da tecnologia, a vida do ser humano também mudou bastante no século XXI, de várias formas, principalmente pelo meio de comunicação mais usado hoje em dia, que são as redes sociais.
Hoje em dia as redes sociais tem influenciado grande parte da população mundial, pois essas redes estão inseridas no cotidiano das pessoas, que tem aderido esse meio como algo importante para se utilizar todos os dias, uns para trabalho, outros para estudos, uns para lazer, enfim.
Os cristãos também estão nessa lista, grande parte do povo cristão utilizam essa preciosa ferramenta, se associando a redes sociais, como WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram, Orkut, Blogs e etc...
Estaremos portanto analisando alguns pontos acerca das redes sociais, tanto positivos como negativos, vantagens e desvantagens do cristão que utiliza desse recurso.

O Cristão
Como cristãos sabemos bem nossos direitos e nossos deveres, temos a Bíblia como nossa regra de fé e prática e através dela entendemos que devemos ser luz para esse mundo, devemos brilhar onde há trevas.
Somos livres para expressarmos nossas ideias, para utilizar dos recursos que esse mundo nos oferece, portanto podemos sim navegar nas redes sociais, fazer novos amigos, usar a internet para tais fins.
No entanto nós cristãos fomos escolhidos por Deus para a vida eterna, temos o dever de sermos seguidores de Jesus, sermos seus imitadores por onde passarmos. Devemos saber usar a internet, pois muitos por ai mostram religiosidade entre quatro paredes, ou seja só dentro da igreja, contudo nós temos que levar o evangelho de Cristo por onde passarmos, seja na igreja, na rua, no campo e na internet, importa que o evangelho seja pregado. Como cristãos é preciso mostrar carater, em meio a uma rede social, saber o que compartilha ou curti no “face” ou o que posta no Twitter.
O lado Positivo das redes sociais para os cristãos
É licito o uso de redes sociais pelos cristãos. Porém é preciso usar de forma cautelosa. Tudo que é usado de forma desregrada é ruim.
Existem grandes vantagens nas redes sociais para cristãos; a facilidade de contato entre outros cristãos é impressionante. A rapidez na troca de informações é surpreendente. Negar esse fato é impossível. Um cristão sabendo utilizar esse recurso será muito bem edificado. Há vários cristãos que sabem utilizar essa ferramenta, trazem benefício não apenas para ele próprio, mas ainda edifica outros, isso é ótimo. Todo cristão deveria usar as redes sociais para demonstrarem ao mundo a verdadeira vida cristã.
O lado ruim das redes sociais para os cristãos
Um dos grandes problemas destas redes sociais está em achar que se pode tudo; a falsa impressão de privacidade deixa o usuário desatento. O fato de estar no computador, muitas vezes sozinho, dá essa falsa impressão de privacidade. Neste estado a pessoa acaba se abrindo e deixando escapar sua intimidade, mostrando ao mundo sem se dar conta disso. “partiu, fui no banco,fui pra academia já volto, estou sozinho(a) em casa”...
No Facebook muitas das vezes são postadas e compartilhadas imagens, ou mensagens que não condiz com o testemunho cristão.
Em Lucas 6.45 diz: “…porque a boca fala do que está cheio o coração.” Trazendo esse conceito para nosso contexto diria que “os dedos digitam do que está cheio o coração.”
Através de links postados, imagens, links curtidos, palavreado utilizado em posts e comentários é possível avaliar muita coisa. Cuidado com oque você posta em seu perfil, cuidado com as palavras ou piadas imorais, de baixo calão, isso prejudicará o seu testemunho cristão.
Outra coisa que tem causado grande mal para os cristãos é o tempo gasto nestas redes sociais. Tempo totalmente perdido em coisas banais e sem proveito.
É bom ter um momento de descontração e de divertimento em redes sociais, porém nosso tempo é precioso, devemos usar nosso tempo para dar frutos, para estudar, ler a Biblía, dedicar tempo para a família e para anunciar o evangelho e também ter um tempo para comunhão com Deus e esse é o principal que é a oração, a intimidade com o Pai.
Conclusão
Cada cristão é responsável diante de Deus por sua vida e testemunho. Isso será cobrado de nós pelo Senhor. (2 Coríntios 5:10 “Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.”) Portanto devemos revelar a Cristo em nossas vidas, através do nosso testemunho pessoal. Faço aqui um apelo aos que realmente amam o Senhor, que abramos os olhos e sigamos em frente testemunhando do Senhor em cada momento.
Usemos as redes sociais para termos uma amizade pura com outros cristãos e aproveitar o espaço para falar de Jesus. Devemos reduzir o tempo inútil conectado em coisas banais e reciclar esse tempo em contato com Deus. Procurar utilizar a internet e todo seu poder para aumentar nosso conhecimento bíblico e ajudar outros a encontrarem Jesus.
Não deixemos a vida passar virtualmente, afinal, no céu não há, nem haverá redes sociais.
Efésios 2.1-7 “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.”


Um comentário:

  1. Graça e Paz, Amado Irmão... Tenho Um novo site sobre a bíblia, melhor dizendo a bíblia online. conheça e se possível indicar no seu site...

    Nossa Bíblia Online

    http://nossabibliaonline.com

    Valdirene Silva _ Serva Do Senhor.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!!!!